Tipos de Câmbio

De acordo com um estudo, 6% dos veículos nos Estados Unidos estavam equipados com uma caixa de câmbio manual, e esta proporção incluía veículos esportivos como o Mustangs.

De acordo com uma pesquisa recente, houve um alerta sobre o número crescente de versões automáticas vendidas no Brasil, com a dualogic citada como razão para não comprar modelos Fiat equipados com ela.

A maioria dos modelos vendidos no Brasil hoje em dia tem uma opção de caixa de velocidades automática; o mercado se modernizou, e novas plataformas e motores permitem uma boa caixa de velocidades automática. Existem modelos com até 9 marchas, outros com duas embreagens e outros com engrenagens infinitas.

No entanto, nem tudo é perfeito; como já foi mencionado, existem modelos com funções distintas que devem ser levadas em consideração antes de assinar qualquer papelada.

Câmbio Manual

No Brasil, a caixa de câmbio manual ainda é muito popular, e muitos automóveis com ela são preferidos por empresas de aluguel e indivíduos com um orçamento limitado para a compra de um veículo novo. O motorista muda de marcha de acordo com a velocidade e rotação usando este sistema.

Quando o condutor pisa na embreagem, o torque do motor para as rodas e suspenso, com isso o sistema faz as trocas de engrenagens, esse e o câmbio mais comum, do mercado, já que seu preço de reparação e muito baixo. Quando usado da maneira correta, a embreagem dura uma média de 150 mil quilômetros.

Câmbio Automático

A caixa de câmbio automática tem sido um acréscimo bem-vindo no Brasil desde a década de 90, quando as importações foram permitidas. Este sistema é muito diferente da opção manual porque as mudanças são feitas automaticamente através de engrenagens – tudo que o motorista tem que fazer é selecionar qual engrenagem eles querem.

Mas o sistema possui algumas ressalvas, já que o funcionamento desse tipo de câmbio rouba em média 15% da potência do motor. O culpado e o conversor de torque, peça chave para o funcionamento do câmbio que e responsável por transferir o torque para as rodas.

Outro ponto a se observar, e que esse tipo de câmbio exige a troca do fluido a cada 40 mil quilômetros, nos sistemas mais convencionais e o serviço custa uma média de R$ 700 Reais e pode passar dos R$ 1000 Reais dependendo do estado de conservação do sistema.

Câmbio automatizado

Este sistema é novo e normalmente encontrado em carros mais caros. Ele faz mudanças rápidas e não tem um conversor de torque. Isso significa que ele não tira energia do motor ou aumenta o consumo.

Existem câmbios tão modernos que não usam óleo, outro fato interessante e que e possível encontrar alguns modelos com o sistema de dupla embreagem, e isso mesmo o sistema tem uma embreagem para as marchas impares e outra para as marchas pares + Ré e um sistema mais complexo e que exige profissionais de qualidades sua manutenção costuma ser mais salgada.

Câmbio CVT

Esta caixa de câmbio é altamente controversa, pois levou mais de 10 anos para ser desenvolvida. Durante este tempo, o projeto foi passado entre diferentes montadoras antes que a Nissan finalmente a lançasse.

O maior desafio era criar um óleo que pudesse esfriar a caixa de câmbio durante a operação. Tudo desde óleo de rícino foi testado antes de encontrar uma solução que funcionasse.

Há mudanças para frente e para trás fisicamente, então o sistema de corrente se adapta de acordo com a velocidade do carro.

Muitos motoristas sentem a falta da sensação de trocar de marcha. Este sistema favorece o conforto e a baixa manutenção, mas requer uma troca de óleo que normalmente custa 700 Reais.

Qual é o melhor ?

Então, qual transmissão você deve escolher para seu carro? A resposta a essa pergunta depende de como você planeja utilizar seu veículo.

Se você está procurando uma condução suave e não se importa em gastar um pouco mais na bomba, uma transmissão automática é provavelmente a mais adequada para você.

Mas se você quiser algo que lhe dê mais controle sobre seu carro e que seja mais adequado para fora da estrada ou para transportar cargas pesadas, então uma transmissão manual pode ser a melhor opção.

Não importa que tipo de transmissão você decida, é importante acompanhar a manutenção regular para que seu carro possa funcionar de forma suave e eficiente.

Qual transmissão você acha que é a melhor para suas necessidades?

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Bianca Melo
Bianca Melo
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