Como evitar os principais problemas mecânicos em um carro

Veja agora os principais problemas mecânicos que podem ocorrer no seu carro e com se prevenir.

O mais assustador delas, no entanto, está geralmente relacionado a problemas no motor do carro. Isso ocorre porque estes tipos de falhas no carro geralmente são mais caros e demoram mais para serem reparados.

Dessa forma, existe sempre o medo de que um veículo reparado nunca mais seja o mesmo. Essa preocupação se justifica, dependendo de como o reparo é feito e por quais profissionais.

Então, para evitar a dor de cabeça e a tormenta causada por meio de problemas mecânicos em um carro, o melhor a fazer é cuidar do carro e evitar tudo isso.

E para ajudar a todos que procuram evitar contratempos como esse, preparamos uma lista dos principais problemas mecânicos em um carro e como evitar eles. Veja abaixo!

Falta de combustível

Embora ficar sem gasolina possa não danificar o carro, ainda assim é inconveniente e perigoso, pois você pode ficar preso no meio do nada. Os postos de gasolina também são poucos e distantes nas rodovias, por isso faz sentido tomar medidas de precaução extras para evitar este cenário estressante. Aqui estão algumas dicas para ajudar você:

  • Se certifique de que o marcador do carro está funcionando corretamente. Se o ponto demorar muito para descer, ou desce muito rápido, pode haver um problema com a bomba;
  • Evite postos com procedência duvidosa, afinal de contas, o produto fornecido pode estar alterado;
  • A marcação ¼ de combustível deve ser sempre tomada como indicação de reabastecimento no próximo posto de abastecimento.

Tensão na correia dentada

Este é um problema muito sério para o seu carro. Pois, a correia dentada é responsável por meio do movimento do motor.

Caso elas não funcionarem corretamente, o motor para e queima instantaneamente. No entanto, a cada 50.000 quilômetros rodados, as peças precisam ser substituídas.

Mas, durante o período de revisão programado, é preciso ver o estado das peças. Caso algum dos dentes estiver desgastado ou a borracha estiver rachada, é melhor substituir a peça.

Além disso, a correia dentada também podem fazer barulho quando não estão funcionando corretamente.

Quando o carro está funcionando, há um assobio alto e fino devido ao atrito do motor. Em qualquer sinal de falha, pare imediatamente e faça a manutenção necessária.

Falha nos amortecedores

Se você sentir o volante vibrar ao dirigir, se houver ruído ao passar por obstáculos, ou até mesmo instabilidade em retas e curvas, é tudo sinal de um problema no sistema de suspensão do seu veículo.

O amortecedor é responsável ​​por absorver o efeito do peso do carro em relação ao atrito com o solo.

Assim, quando estes sintomas aparecem, é necessário ver rapidamente o amortecedor quanto a desgaste ou danos e substituir as peças.

Em condições normais, não durará mais de 10.000 quilômetros, mas dependendo do uso, pode durar bem menos.

No entanto, evite terrenos esburacados, diminua a velocidade ao passar por meio de obstáculos e lombadas e, o mais importante, nunca freie ao passar por essas áreas, pois isso pode causar sérios problemas na direção e nos amortecedores.

Superaquecimento

O superaquecimento é um problema enorme e pode ser muito caro e complicado de consertar. No entanto, o motor do carro funciona normalmente a uma temperatura média de 92°C.

Mas, ao ultrapassar esse número, o sistema de arrefecimento passa a utilizar a circulação de água (com aditivos) para aliviar o calor do motor por meio do radiador.

O problema surge quando existe circulação insuficiente de água ou qualquer outro defeito que interfira no funcionamento do sistema de arrefecimento.

Embora o acompanhamento profissional seja necessário, existem medidas que você poderá tomar para se prevenir.

Veja:

  • Veja o ponteiro que marca a temperatura. Caso ele chegue no vermelho, leve o carro diretamente a uma oficina;
  • Complete o nível de água do motor. No entanto, se você tiver que realizar isso muitas vezes em um curto período, pode ser um aviso de um problema;
  • Observe a mangueira interna. Se alguma estiver estufada, pode ser devido à má circulação da água.

Pneus desgastados ou danificados

Qualquer problema ou falha do pneu pode ser um risco. No entanto, veja se estão carecas ou com irregularidades na superfície, isso pode reduzir sua aderência ao solo.

Por dentro, se o alinhamento e a geometria não estiverem certos, o desgaste vai ser grande e poderá causar rachaduras na borracha.

Encha os pneus para corrigir a pressão pelo menos a cada 15 dias. Quando encolhem, desgastam-se mais facilmente, aumentando o consumo de combustível e dificultando a direção e a estabilidade do carro.

Mas, se lembre: a cada 60.000 quilômetros, os pneus devem ser trocados em pares, dianteiros ou traseiros. Então, não corra o risco, pneus gastos podem dificultar a frenagem e estabilização do veículo.

Bateria ruim

Embora a maioria das baterias de automóveis precise ser substituída apenas a cada 3 anos ou 80.000 quilômetros, uma bateria descarregada é frequentemente causada pela diminuição dos amperes devido à perda gradual da capacidade de retenção de carga.

Outros fatores, como um alternador danificado ou um sensor de temperatura da bateria podem acelerar este processo. Portanto, é melhor verificar a bateria do seu carro mesmo que não haja sinais de danos dentro do prazo especificado pelo fabricante.

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Bianca Melo
Bianca Melo
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