Veja agora tudo sobre o motor BMW S58 e suas diferenças do motor BMW B58, considerado por muitos especialistas o melhor motor do mundo
Os motores BMW são mundialmente (re)conhecidos pela sua confiabilidade, tecnologia e performance excepcionais. A montadora alemã sempre se esforçou para estar na vanguarda da tecnologia e inovação automotiva.
Em exemplo claro disso é o motor S58, uma versão apimentada do famoso motor B58, que já foi eleito vários anos como o melhor do mundo.
Neste conteúdo vamos explorar as principais características e avanços técnicos do motor S58 que, assim como o motor B58, é um dos motores mais impressionantes da indústria automobilística.
Portanto, continue lendo este conteúdo até o final para saber tudo sobre o motor BMW S58.
Em para saber mais sobre o BMW B58 leia este artigo: BMW B58: o melhor motor do mundo
Índice Rápido:
História e desenvolvimento do BMW S58
O motor S58 foi apresentado pela primeira vez em meados de 2019 como uma evolução do motor BMW B58, este último um motor de seis cilindros em linha, 3.0 litros e com turbocompressor lançado em 2015.
O BMW B58 se estabeleceu como o melhor motor já produzido pela BMW e como um dos melhores motores da indústria automobilística e a BMW queria levar o seu desempenho ainda mais longe. Assim nasceu o BMW S58, um motor desenvolvido especialmente para os modelos M da marca alemã.
Principais características do BMW S58
Configuração e capacidade
O S58 é um motor seis cilindros em linha, 3.0 litros e com turbocompressor. Essa configuração mantém o equilíbrio e suavidade herdadas do BMW B58, garantindo uma entrega de potência linear e eficiente.
Potência e torque
O S58 é capaz de produzir impressionantes 473 cavalos de potência na sua versão padrão e 503 cavalos na versão Competition. Além disso o seu torque chega a 442 lb-ft (600 Nm), proporcionando uma aceleração excepcional e uma experiência de condução ainda mais emocionante, digna dos modelos M da marca alemã.
Sua rotação máxima chega a 7.200 RPM.
Componentes Internos
O S58 utiliza bielas, pistões de alumínio e virabrequins forjados, o que lhes garante uma maior resistência e ainda uma redução de peso.
Isso garante maior durabilidade em condições extremas e uma melhor resposta do acelerador.
Tecnologia dos Turbocompressores
Uma das principais inovações do BMW S58 é a utilização de dois turbocompressores de geometria variável que otimizam a eficiência e o desempenho em diferentes faixas de rotação do motor.
Isso permite uma resposta mais rápida dos turbos e uma curva de torque mais ampla.
Na prática você sente que o motor começa a entregar muita potência já nos 1.500 RPM, comportamento digno de um motor aspirado. Uma verdadeira obra prima da BMW.
Refrigeração e Lubrificação
O BMW S58 recebeu um sistema de refrigeração e lubrificação redimensionados para lidarem com as demandas de um motor de alto desempenho.
O sistema de refrigeração conta com um radiador adicional para líquido de arrefecimento do motor e o sistema de lubrificação conta com uma bomba de óleo de dois estágios, o que garante uma lubrificação adequada mesmo em condições extremas.
Além disso o BMW S58 conta com um sistema de watercooler para resfriamento do ar admitido pelas turbinas, garantindo uma mistura de ar e combustível mais fria e eficiente.
Sistema de Escape
Todo o sistema de escape do BMW S58 foi projetado para redução de peso e eficiência. O coletor de escape é integrado ao cabeçote para melhorar o fluxo dos gases e diminuir o turbolag.
Além disso ele conta com válvulas controladas eletronicamente para a geração de um som esportivo digno de um verdadeiro BMW M Technic.
Modelos equipados com o BMW S58
O BMW S58 foi introduzido em vários modelos da BMW como:
- BMW M2
- BMW M3
- BMW M4
- BMW X3 M
- BMW X4 M
A versão BMW S58 Competition está disponível em todos os modelos acima exceto no BMW M2.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem você gosta. Também se interessa em saber mais sobre a história das marcas de carros e motos mais famosas do mundo clique aqui.