Algumas curiosidades sobre Carros de Fórmula 1

Veja agora mais sobre curiosidades dos Carros de Fórmula 1 e porque eles são mais eficientes do que os carros normais.

Para quem é apaixonado por carros, não há dúvidas de que os Carros de Fórmula 1 são os carros mais avançados do planeta em todos os quesitos.

Mas o que os torna muito melhores do que os carros normais vendidos pela indústria automobilística? Continue lendo este conteúdo para saber mais sobre algumas curiosidades dos Carros de Fórmula 1 que os tornam verdadeiros foguetes. 

O primeiro Carro de Fórmula 1

O primeiro carro desenvolvido especialmente para a Fórmula 1 foi o Cooper T81 e sua estréia aconteceu no GP de Mônaco em 1966.

Já naquela época ele tinha diversos avanços tecnológicos que são impensáveis para os carros de rua seja pelo preço seja pelas legislações restritivas impostas para a indústria automobilística.

Aerodinâmica

Os Carros de Fórmula 1 são desenvolvidos em túneis de vento para buscar a maior eficiência aerodinâmica possível. Todas as formas, aerofólios e entradas de ar possuem uma função muito bem definida para um funcionamento perfeito de todo o conjunto.

Materiais Premium

Os Carros de Fórmula 1 usam e abusam dos materiais mais leves, e caros, disponíveis no mercado como fibra de carbono e titânio. Tudo em prol de se conseguir tirar o máximo de peso possível do projeto.

A História da Fórmula 1

A primeira corrida de Fórmula 1 foi realizada em 13 de maio de 1950 no Circuito de Silverstone na Inglaterra.

A Fórmula 1 foi criada como uma forma de promover a segurança rodoviária haja vista que seria um laboratório de testes para o desenvolvimento da indústria automobilística.

Atualmente várias inovações tecnológicas disponíveis nos carros vendidos no mercado nasceram e se desenvolveram nos Carros de Fórmula 1. E isso continua até hoje.

Como esporte, a Fórmula 1 é a corrida de automóveis sancionada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mais importante do planeta.

Os pilotos de Fórmula 1

Antes de mais nada, é importante frisar que a Fórmula 1 é um dos esportes mais perigosos do planeta. Vários pilotos excelentes e famosos morreram dirigindo seus Carros de Fórmula 1. Aqui no Brasil o Ayrton Senna foi um exemplo, infelizmente.

Os pilotos de Fórmula 1 são verdadeiros atletas e seguem treinamentos específicos de alta performance para prepará-los para o enorme desgaste físico durante os treinos e corridas.

Veja aqui como Ayrton Senna fazia sua preparação física e treino.

Quanto ganha um piloto de Fórmula 1

Os pilotos de Carros de Fórmula 1 são alguns dos atletas mais talentosos e mais bem pagos do planeta. Os melhores pilotos ganham dezenas de milhões de dólares em cada temporada, muito mais do que muitas outras estrelas populares de outros esportes.

Lewis Hamilton, seis vezes Campeão do Mundo de Fórmula 1, tem um rendimento maior que 50 milhões de dólares por temporada apenas na sua carreira de Fórmula 1. Valtteri Bottas segue de perto com um salário anual estimado em 12 milhões de dólares, enquanto Daniel Ricciardo recebe cerca de 15 milhões de dólares.

Entretanto, além dos seus salários, os pilotos de F1 também recebem dinheiro oriundos de contratos de patrocínio e uso da sua imagem, bem como outras formas de ganhos fora das pistas.

Não existe uma tabela salarial para os pilotos de Fórmula 1. A negociação é sempre individual e vai depender da capacidade financeira da equipe e do seu desempenho nas pistas. Além do salário existem também grandes bônus sobre performance bem como recompensas adicionais ao estabelecerem novos recordes ou conseguirem a pole position.

A força vital do sistema são sem dúvida os patrocínios e acordos publicitários que geram uma fonte de receitas enorme para todas as equipes que competem na Fórmula 1.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem você ama! Também se interessa em saber mais sobre a história das marcas de carros e motos mais famosas do mundo? Clique aqui.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Bianca Melo
Bianca Melo
Artigos: 29