Veja agora mais sobre os motivos pelos quais não temos carros a Diesel no Brasil.
Os carros movidos a diesel são um sonho de longa data para os brasileiros. Sempre que o assunto surge, as pessoas ficam com raiva e exigem respostas de seu governo. Argumentam que estes tipos de carros têm boa quilometragem e têm motores que duram muito mais.
Muitos brasileiros amam o diesel porque é um combustível muito forte que faz bem em trabalhos pesados. Ele também tem um bom consumo e é muito barato.
Há anos os governos europeus têm incentivado em grande parte os carros a diesel sob o pretexto de ar mais limpo, pois tendem a emitir menos poluição do que os modelos a gasolina.
Mas o diesel não é limpo e antes era barato no Brasil, mas agora é quase tão caro quanto a gasolina.
Depois de ler o texto, levantei a questão se seria melhor incentivar a eletrificação das frotas brasileiras. Isto porque o diesel é um combustível fóssil que polui e não é barato. A eletrificação está indo a passos largos em todo o mundo.
Devemos olhar para a primeira crise mundial do petróleo, quando algumas nações árabes impuseram impostos sobre o petróleo como resposta ao apoio dos Estados Unidos a Israel durante um conflito, e o preço do petróleo subiu quase 400 por cento.
Quando o preço do petróleo subiu, os países que dependiam do petróleo sofreram muito. Isto aconteceu especialmente nos países em desenvolvimento. O Brasil foi um exemplo disso. A dívida externa do país cresceu fora de controle e, como resultado, houve uma escassez de combustível nos postos de gasolina.
O programa Proálcool era uma das estratégias do governo na época. Os produtores de etanol receberam incentivos fiscais para aumentar a produção de etanol e, como resultado, diminuir o uso de gasolina através deste programa.
O governo também decidiu proibir carros de passageiros movidos a diesel, garantindo que caminhões, locomotivas e ônibus não ficassem sem combustível. Dentro do país, isto resultou em uma escassez de bens de consumo.
Devemos lembrar que o preço do combustível estava nas alturas, e o governo queria garantir que o que a quantidade comprada se destinaria apenas a caminhões, e meios de transporte de passageiros.
Sendo mais específico, os únicos veículos permitidos a terem motor diesel são ônibus, caminhões e picapes que tenham uma capacidade acima de 1 tonelada, veículos 4×4.
Algumas pessoas no parlamento não querem deixar as pessoas usarem diesel em seus carros por causa da alta poluição que isso causa.
Isso já não e tao verdade, desde a chegada do diesel S10 os motores poluem muito menos, outra questão sempre levantada, e a questão do preço, já que componentes a diesel são mais caros por serem melhores construídos.
Eu acho que os motores diesel não são mais bons para carros de passageiros. As pessoas costumavam pensar que eles eram realmente bons por causa de quanto tempo o motor de uma caminhonete velha podia durar.
Mas agora que a válvula EGR foi usada, a vida útil do motor diminuiu muito. A maioria das novas caminhonetes só percorrem cerca de 80 quilômetros por hora. Entretanto, na rodovia, é possível ver algumas picapes mais novas percorrendo mais de 200 quilômetros por hora. Isto significa que a durabilidade do motor é muito menor do que costumava ser.
Agora existem carros híbridos e elétricos. Penso que os parlamentares deveriam seguir esta tendência criando benefícios e incentivos que tornem estes carros mais acessíveis.