A História da Vespa

Veja mais agora sobre a história da Vespa e porque suas scooters são as mais desejadas do mercado.

A Vespa tem uma história incrível que se estende por mais de 70 anos. Esta motocicleta icônica foi introduzida no mundo pela primeira vez em 1946, e tem sido apreciada por motociclistas de todo o mundo desde então.

A Vespa é conhecida pelo seu estilo clássico e pela sua natureza divertida e fácil de conduzir. Neste artigo, vamos analisar mais de perto a história desta moto e explorar o porquê dela ter tornado uma escolha tão popular para os motociclistas de todo o mundo.

O nome Vespa vem da palavra italiana para “vespa” e foi escolhida devido à forma única do corpo da motocicleta. Ela tornou-se rapidamente popular em todo o mundo, e é agora uma das motocicletas mais reconhecidas nas ruas pelo mundo afora.

O primeiro protótipo

A história da Vespa começa no início dos anos 40 quando Piaggio, uma empresa italiana conhecida por fabricar aviões, começou a trabalhar num novo projeto para construir um “carro do povo”.

O objetivo era criar um veículo que fosse acessível ao maior número de pessoas possível. Em 1944, foi construído o primeiro protótipo do que viria a ser a Vespa de hoje.

Após dois anos de desenvolvimento, a primeira Vespa foi finalmente divulgada ao público em 1946 e rapidamente se tornou popular graças à sua forma corporal única e à sua natureza fácil de conduzir.

A Vespa de hoje está muito longe do protótipo original construído em 1944, no entanto os valores centrais dela – acessibilidade e estilo – permanecem inalterados.

Assim, a Vespa ainda uma motocicleta icônica e que é amada por motociclistas de todo o mundo, principalmente para o deslocamentos urbanos no dia a dia.

O sucesso da Vespa

O sucesso da Vespa deve-se em grande parte ao seu design único. O corpo da moto tem a forma de uma vespa, que é onde recebe o seu nome.

Este desenho faz com que ela se destaque de outras motos na estrada, e também a torna fácil de manusear no dia a dia da vida urbana.

Além disso, ela também é reconhecida pela sua confiabilidade mecânica, fator este que lhe ajudou a manter a sua popularidade ao longo dos anos.

Atualmente existem vários modelos no mercado. Quer você esteja à procura de um estilo clássico ou de algo mais moderno, certamente encontrará um modelo que mais se adapte à sua personalidade.

Edição Comemorativa

Para celebrar o seu 70º aniversário a fábrica Piaggio lançou uma edição especial comemorativa e limitada da motocicleta disponível em duas cores: azul e branco.

A moto vem também com um crachá especial comemorativo do 70º aniversário e serão produzidas apenas 1946 unidades. É com certeza um item de colecionador.

O sucesso no cinema e TV

Ao longo dos anos, ela apareceu muito em filmes e programas de televisão. Isto ajudou a aumentar a sua popularidade e marcar seu lugar na cultura de vários países.

Um dos momentos mais famosos no cinema incluem Audrey Hepburn montando uma Vespa no feriado romano e Gregory Peck conduzindo uma Vespa em The Yearling.

A história nos Estados Unidos

A Vespa foi originalmente concebida para o mercado europeu mas rapidamente ganhou popularidade também nos Estados Unidos da América graças ao seu design elegante e à sua natureza fácil de pilotar.

No início da década de 1950 ela chegou no mercado americano e foi uma das primeiras motos estrangeiras a serem vendidas nos Estados Unidos e, como dito acima, rapidamente caiu nas graças dos americanos.

E nos últimos anos ela tem assistido uma renovação da sua popularidade entre os pilotos americanos em razão do crescente interesse em motos clássicas e de coleção. Como consequência as suas vendas dispararam.

Vale a pena ter uma na garagem ?

A Vespa não só é uma moto com estilo, como também é uma escolha muito prática e com mecânica confiável.

E graças ao seu tamanho compacto ela é fácil de manobrar no trânsito e estacionar. Além disso é muito eficiente em termos de combustível, o que a torna uma excelente escolha para a condução urbana.

Por isso, se está à procura de uma motocicleta estilosa, prática, econômica e confiável, esta moto com certeza deveria estar entre as suas opções.

E se quiser ler outras histórias incríveis de outras motos famosas clique aqui.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Clara Fonseca
Clara Fonseca
Artigos: 57