Veja mais sobre a história da Triumph e descubra porque suas motos são desejadas em todo o mundo.
A Triumph é uma histórica marca britânica de motocicletas fundada em 1885 por Siegfried Bettmann e Moritz Schulte.
O que pouca gente sabe é que a empresa produziu inicialmente bicicletas antes de expandir sua produção para as motocicletas em 1902. A primeira motocicleta da marca, a número 1, foi baseada em um projeto licenciado pelo fabricante francês Peugeot.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Triumph forneceu dezenas de milhares de motocicletas às forças aliadas e se tornou um dos maiores fabricantes de motocicletas do mundo.
E em 1923 a empresa introduziu seu primeiro motor de quatro cilindros com a introdução do Modelo H. Este foi seguido por uma série de outros modelos inovadores, como o Modelo J de 1926, que foi a primeira motocicleta produzida em massa com válvulas aéreas.
Em 1936, a Triumph fundiu-se com outro fabricante britânico de motocicletas, a BSA. Esta fusão ajudou a empresa a resistir à Grande Depressão e a emergir como um dos principais fabricantes de motocicletas do mundo.
Os modelos mais famosos
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Triumph mais uma vez forneceu motocicletas às forças aliadas. E em 1944, a empresa lançou o que se tornaria seu modelo mais emblemático, o Bonneville.
Triumph Bonneville
A Bonneville tornou-se extremamente popular nos anos 60 porque celebridades como Steve McQueen e Marlon Brando, eram frequentemente vistas pilotando uma.
A Bonneville continua em produção hoje em dia e é considerado um ícone do motociclismo britânico.
Triumph Tiger 100
Outro famoso modelo é o Tiger 100. Esta motocicleta foi introduzida em 1939 e rapidamente se tornou um dos modelos mais populares da linha Triumph.
O Tiger 100 estava originalmente disponível em duas versões, a versão padrão e a versão mais potente “Sports”. O Tiger 100 também teve muito sucesso nas corridas, ganhando inúmeros campeonatos ao longo de sua história.
Triumph Trident
A Trident foi outra motocicleta icônica das décadas de 1960 e 1970. Ela foi introduzida em 1968 como concorrente da Honda CB750.
A Trident era movida por um motor de três cilindros em linha e estava disponível tanto nas versões de 750cc como de 900cc. A Trident também foi notável por seu estilo distinto, que incluía uma lágrima -tanque de combustível em forma de tanque.
Ela havia sido descontinuada em 1976 mas em 2020 a Triumph relançou o modelo com uma versão totalmente nova alimentada por um motor triplo de 1200cc.
Triumph Daytona
A Daytona é uma bicicleta esportiva que foi introduzida pela Triumph em 1991. Era movida por um motor de quatro cilindros e estava disponível nas versões de 600cc e 750cc.
A Daytona se tornou um dos modelos mais bem-sucedidos, ganhando inúmeros campeonatos em corridas de estrada. Era também popular entre os pilotos que queriam uma motocicleta rápida e potente para andar nas ruas.
A Daytona foi descontinuada em 2005, mas a Triumph reviveu o modelo em 2013 com uma versão totalmente nova alimentada por um motor triplo de 1050cc.
Triumph Thunderbird
O Thunderbird foi introduzido em 1950 como um cruzador “peso pesado”. Ele era movido por um motor de 650cc de dois cilindros e estava disponível nas versões padrão e “policial”.
A versão policial do Thunderbird foi especialmente popular entre as agências policiais do mundo inteiro.
Em 1955, o Thunderbird foi atualizado com um motor maior, de 700cc. Esta versão da motocicleta ficou conhecida como a “Thunderbird 7”.
O Thunderbird foi descontinuado em 1966, mas a Triumph relançou o modelo em 2009 com uma versão totalmente nova movida por um motor de dois cilindros de 1600cc.
Triumph Rocket III
A Rocket III é uma muscle bike lançada em 2004. Ela é movida por um enorme motor de 3 cilindros de 2300cc e é a maior motocicleta atualmente em produção em termos de motor.
A Rocket III tem um visual único e musculoso que o diferencia de outras motocicletas na estrada. É também muito popular entre os construtores de motocicletas personalizadas que o utilizam como base para a construção de motocicletas personalizadas para shows.
Em 2020 a Triumph atualizou a Rocket III com uma versão totalmente nova alimentada por um motor triplo de 2500cc. Esta nova versão da moto é ainda mais potente e elegante do que a original.
Triumph no Brasil
A Triumph tem uma longa história no Brasil, que remonta ao início dos anos 50. As primeiras motos foram importadas para o Brasil por uma empresa chamada “Motovelo”.
Os Trident foram os primeiros modelos a serem importados, seguidos pelo Tiger 100 e depois pelo Bonneville.
Em 1965 a Triumph montou sua própria fábrica em São Paulo e permitiu à empresa produzir motocicletas especificamente para o mercado brasileiro.
Manutenção no Brasil
A manutenção de uma motocicleta Triumph no Brasil pode ser cara, mas geralmente não é difícil encontrar peças.
Existem várias concessionárias espalhadas no Brasil assim como muitas lojas de serviços independentes especializadas nas suas motocicletas.
Também é possível encomendar peças on-line em concessionárias e lojas de serviços em outros países. Entretanto, embora seja possível encontrar melhores preços, o lado negativo é que pode levar algum tempo para receber as peças.
Peças de reposição no Brasil
As peças de reposição para motocicletas Triumph estão amplamente disponíveis no Brasil. Existem muitos fornecedores diferentes de peças, tanto oficiais como paralelas.
Geralmente não é difícil encontrar a peça que você precisa, embora possa ser mais cara do que comprar a mesma peça em outros países.
Vale a pena ter uma na garagem ?
A resposta para essa pergunta pode variar dependendo da pessoa. Mas em geral as motos Triumph são consideradas excelentes motos com um longo histórico de serem confiáveis e divertidas de pilotar.
Elas oferecem uma ampla gama de modelos para todos os tipos de motociclistas, desde iniciantes até experientes.
Possuir uma motocicleta Triumph geralmente vale a pena por ter uma ciclística boa, mecânica confiável e bom preço de revenda.
E aí? Gostou deste conteúdo? Se gosta de saber mais sobre a história das marcas de carros e motos mais famosas do mundo clique aqui para saber mais.