A História da Lamborghini

Veja mais sobre a incrível história da Lamborghini, a grande marca italiana de superesportivos

A história da Lamborghini definitivamente é uma das melhores histórias de criação do automobilismo, é tão incrível que possui até um filme que fala um pouco sobre o início e o começo da rivalidade entre ela e a Ferrari, que é uma lenda italiana.

Ferruccio Lamborghini, fundador da marca, começou construindo tratores em uma cidade no interior da Itália. Muitos se perguntam como ele conseguiu sair de tratores para carros super esportivos?

Tudo começou com uma rivalidade entre ele e um dos seus maiores concorrentes atualmente, Enzo Ferrari, quando Ferruccio comprou uma Ferrari e o mesmo fez críticas e apontou defeitos no carro.

Enzo debochou de Ferruccio falando que seu carro não tinha problemas e defeitos, dizendo que ele não sabia nada de carros e que era pra ele continuar com sua vida de construtor de tratores.

Ferruccio ficou furioso com os comentários de Enzo, e essa rivalidade fez com que no dia 30 de outubro de 1963 ele fundasse a Lamborghini Automobili. 

Ferruccio montou sua fábrica em Sant’Agata Bolognese e então construiu o Lamborghini 350 GT, primeiro carro da marca italiana, como forma de vingança, e desde então virou rival de Enzo Ferrari.

A partir de 1963 Lamborghini vem fazendo um enorme sucesso desde então, e, por um deboche, a Ferrari ganhou sua maior concorrente.

Em 1993 Ferruccio morre deixando seu legado, e em 1998 o grupo Volkswagen compra a marca italiana. 

Feito para as pistas

Todos sabemos que a Lamborghini é uma marca que produz carros rápidos, mas a mesma possui carros preparados para serem especialmente mais rápidos nas pistas.

São modelos de rua preparados para as pistas, dentre eles o mais famoso é o Lamborghini Aventador SVJ.

Esse carro italiano equipado com um motor aspirado de 12 cilindros em V de 6,5 litros capazes de gerar 770 cavalos e 73,4 quilos de torque, fazendo de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos chegando até 350 km/h.

Ele é considerado o carro mais rápido da marca, por ser potente e leve mesmo contendo em seu interior várias partes em carbono, bancos esportivos e cintos de segurança feito para as corridas.

Seu colega de marca, o Huracan STO, tem em sua configuração um motor de 10 cilindros em V fazendo de 0 a 100km/h em 3 segundos, uma verdadeira concorrência. Com sua aerodinâmica como a SJV desenhada para o maior desempenho nas curvas e seu interior com alivio de peso e bancos e cintos feitos para as corridas.

Lamborghini Miura

Lamborghini Miura

A cara da marca e vencedor de melhor carro clássico com sua concorrente, a lendária F40, Lamborghini lança o Miura, o ícone da marca.

Miura possui um motor centra enorme de 12 Cilindros, alcançando incríveis 387 cavalos na época, fazendo com que todo o mundo começasse a gostar e admirar marca italiana.

Sua engenharia chamava atenção e era bem mais agressivo do que os demais. O design perfeito para um supercarro onde você batia o olho e já via um carro super potente e agressivo.

Pelo seu motor e seu desempenho, o Miura foi considerado um dos carros mais rápidos da época, com uma incrível aceleração e chegava dos 0-100 km/h em 5,5 segundos.

O V12 mais famoso do mundo

Todos apaixonados por automobilismo sabem que o V12 aspirado é uma referência, o carro mais famoso da marca equiparando o Gallardo, o nosso Aventador é um dos super esportivos mais famosos do mundo.

Seu design agressivo fez parte de inúmeros filmes, vídeos, revistas, redes socias. Todos amaram e amam esse carro até os dias de hoje.

Sua primeira versão, o LP700, número referente aos cavalos do carro, foi lançada em 2011 e em 2023 foram encerradas as fabricações.

Infelizmente tiveram que aposentar o touro italiano de 12 cilindros aspirado, sendo o primeiro 12 cilindros da Lamborghini a ter um motor inteiramente novo, os antigos eram versões melhoradas das passadas.

Miura x Daytona

Dois carros esportivos representaram a Itália nas pistas, lançados e produzidos nos anos 70, e esse acontecimento gerou uma briga que acabou em manchetes.

Foi um clássico duelo lendário de carros entre a Lamborghini e Ferrari chamado de “a bela e a fera” , dois carros italianos superesportivos e arquitetonicamente feito para as pistas e também para as ruas.

Miura representando o touro italiano com um motor V12 central de 4 litros e 385 cavalos e 40,7 mkgf.

Daytona ou Ferrari 365 GTB4 representando o cavalo italiano possuindo um motor V12 de 4,4 litros fazendo 352 cavalos.

A Ferrari conseguiu produzir um carro com uma potência parecida e bem mais barata que o Miura, mas mesmo assim o sucesso do touro italiano foi inevitável, e como foi considerado mais esportivo e bonito, diziam que era obvio a escolha.

Os mais vendidos

O Urus, super SUV da marca, hoje possui o recorde de vendas em menor curto prazo, registrado 5.3 mil vendas no mundo, mas o mais vendido da historia é outro.

O seu concorrente de vendas da história da Lamborghini é o Gallardo, ele foi o carro mais vendido e produzido da marca até hoje, um ícone mundial. Por ter sido um super esportivo com melhor custo de produção e consequentemente melhor custo de venda, ele fez muito sucesso.

Iniciou suas produções em 2003 e terminou a mesma em 2013, batendo 14 mil vendas do carro em todo o mundo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem você gosta. Quer saber mais sobre a história das maiores marcas de automóveis? Salve o Auto Trends nos seus favoritos.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Clara Fonseca
Clara Fonseca
Artigos: 57